A expectativa de vida da raça é de 12 e 14 anos

Goianésia - O cachorro Bobi, considerado pelo Guiness Book o cão mais velho do mundo, morreu no último sábado (21/10). Ele completou 31 anos e 165 dias antes de falecer em Leiria, Portugal.

"Foi uma luta dura e só um guerreiro como ele podia ter aguentado este tempo", contou o tutor, Leonel Costa, à SIC Notícias. Segundo ele, Bobi estava hospitalizado há alguns dias e não resistiu a um tratamento. "Ficam as melhores memórias de uma longa vida onde foi feliz e principalmente fez muita gente feliz, principalmente a sua família que hoje sente que um dos seus pilares ruiu."

A data de nascimento do cachorro, 11 de maio de 1992, havia sido confirmada pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia (Siac) de Portugal - quando seu tutor tinha apenas 8 anos. "O Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram deste mundo. Bobi representa essas gerações", declarou Leonel quando o cão entrou para o Guiness Book.

"Ontem à noite, esse menino querido ganhou suas asas. Apesar de ter sobrevivido a todos os cães da história, os seus 11.478 dias na terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam. Boa sorte, Bobi… você ensinou ao mundo tudo o que deveria ensinar", escreveu sua veterinária, Dra. Karen Becker, ao divulgar a morte.

De acordo com ela, Leonel havia contado qual o segredo para que Bobi vivesse por tanto tempo: "Boa alimentação, contato constante com a natureza, liberdade para descobrir o ambiente, cuidados veterinários consistentes e amor. Bobi sabe que é profundamente amado."

A expectativa de vida da raça é de 12 e 14 anos. A mãe de Bobi, Gira, também atingiu os 18 anos, e Chicote, também da família, viveu até os 22.