Serão 80 touros PO e PO/CEIP, avaliados pelos programas CIA de Melhoramento, ANCP e PMGZ

Goianésia - No próximo domingo (22/10), a Nelore OL realiza seu 12º Leilão de Touros Melhoradores. O evento será feito de forma virtual, às 9h, com transmissão pelo Canal do Criador, Lance Rural e pelo Youtube. A realização é do Grupo Otávio Lage.

Serão 80 touros PO e PO/CEIP, avaliados pelos programas CIA de Melhoramento, ANCP e PMGZ. "É o lançamento da nossa safra de Touros PO, que são animais certificados pela ABCZ, extremamente produtivos", contou Leonardo Rios, gerente de pecuária da Nelore OL. "O foco de seleção desses animais é o racial e a produção, então, podem produzir um animal puro de origem, só que com características produtivas. Isso tem uma ligação muito forte com o processo de seleção da Nelore OL, que já remonta a um processo de seleção de décadas".

"Nós temos um plantel nelore aqui em Goianésia, reconhecidamente um dos melhores do país", explica. "É uma raça muito adaptada ao clima tropical. A história da pecuária não começou com nelore. Fomos colonizados por portugueses, que de início trouxeram raças da Península Ibérica, que eram raças taurinas. Por cruzamento, aqui no Brasil, os indivíduos mais adaptados a esse clima foram se multiplicando, originando a raça curraleiro-pé-duro. Era um animal mais de tração, até porque a carne bovina naquela época não era tão consumida assim".

A melhoria veio com o cruzamento de uma raça vinda da Índia, há mais de 200 anos, tornando o animal altamente resistente ao calor. Além da adaptabilidade aos trópicos, ela é mais resistente a doenças e parasitas, com carne de boa qualidade e aceitação no mercado. "Nós utilizamos muita tecnologia no nosso processo, fazemos muita fertilização in vitro. Quando o cliente chega e escolhe um touro desses na loja, está levando muita tecnologia embarcada, com uma tradição da raça e história", afirma Leonardo.

Romário Dias, supervisor comercial, explicou que o leilão virtual é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos. "É uma comodidade para aquele cliente que quer lançar de casa. Ele quer estar junto com a família para poder realmente fazer bons negócios", disse ele. "São 80 touros, todos melhoradores, produtivos, e consequentemente, animais que vão dar rentabilidade para aquele produtor que adquirir".