Além de ilícita, prática é perigosa e pode agravar doenças respiratórias

Goianésia – Com a aproximação do clima seco desta época do ano, a população sofre não apenas com as faltas de chuva e o ar seco, mas também com queimadas criminosas que prejudicam ainda mais quem sofre com problemas respiratórios, além de poluir o ar.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta a população sobre os incêndios criminosos em lotes baldios. A diretora da fiscalização e secretária do meio ambiente Maiara Tinoco ressalta que a prática criminosa pode render multa e até prisão.

"Usar fogo para limpar lotes baldios, queimar folhas e lixo é considerado crime pela Lei de Crimes Ambientais. Essa lei dispõe sobre sanções penais e administrativas pertinentes às ações lesivas ao meio ambiente. Só lembrando que essa ação ela pode causar reclusão de um a quatro anos além de multa", avisa.

A queima ilegal de lotes se intensifica em agosto, período crítico, em que a umidade do ar fica abaixo de 20% e a situação favorece os focos de incêndios, tanto em perímetros urbanos como em reservas ambientais.