Vítimas devem procurar imediatamente a delegacia

Goianésia – O artigo 171 do código penal define o crime de estelionato: quando alguém induz outra pessoa ao erro para obter vantagem de forma ilícita. A prática vem ganhando destaque em Goianésia nos últimos tempos, com várias modalidades de golpes com o intuito de subtrair o dinheiro da vítima. A delegada Alanna Duarte ressalta que em Goianésia tem crescido denúncias sobre golpes envolvendo vagas de emprego.

"Eu costumo fazer esse alerta, principalmente, pois nesses casos as vítimas se colocam em uma posição de risco. Pois há de convir que não é um meio convencional que grandes empresas realizam essas contratações e nem um meio convencional de pagar pela prestação de serviços. A vítima foi ludibriada a realizar missões, realizar transferência de vários valores para diversos beneficiários a título de receber uma alta comissão. Então, assim, a vítima nesses casos se coloca numa posição de risco, porque esse não é um meio convencional de você trabalhar", alerta a delegada.

De acordo com a polícia, as ofertas de emprego chegam através das redes sociais, onde as pessoas se passam por funcionários de grandes empresas. Dentro do golpe, os criminosos explicam que as vagas são conquistadas através de missões. Dentre as missões, está a transferência de dinheiro por Pix. Após o repasse, a vítima é bloqueada e não é mais possível contatar o estelionatário.

A Polícia Civil de Goianésia alerta que, caso tenha caído em algum golpe ou prática de estelionato, a vítima pode fazer uma denúncia presencialmente na delegacia, que fica localizada na Avenida Brasil, esquina com a Rua 21, no Setor Universitário, ou pelo número 62 3353-4821.