Na primeira etapa, 410 adultos aprenderam a ler e escrever; expectativa é atender 1.340 pessoas no segundo semestre

Goianésia – O programa Alfabetização e Família, parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do programa Goiás Social, alfabetizou 410 adultos em dez municípios goianos, em sua primeira etapa. Para o segundo semestre deste ano, a previsão é atender 1.340 alunos em 39 cidades. Por meio dessa iniciativa, o Governo de Goiás ensina a ler e escrever pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na época certa.

O programa tem foco na alfabetização de adultos, principalmente, nos municípios com os maiores índices de analfabetismo por domicílio, levantados no Índice Multidimensional de Carência (IMCF), do Instituto Mauro Borges (IMB). De acordo com a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc, Núbia Rejaine, as pessoas adultas têm a vida transformada após a alfabetização. “Nosso intuito é ampliar a autonomia e expandir as oportunidades de cada cidadão por meio da educação”.

Um dos desafios do projeto é a captação de estudantes, já que o adulto, muitas vezes, não se sente confortável em ir até a escola. Dessa forma, os diferenciais do programa incluem respeito à realidade do estudante, curso de menor duração (seis meses) e flexibilidade metodológica. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (62) 3243-6764 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..