Os investigados responderão por crimes tributário, falsidade documental, inserção de dados falsos no sistema e associação criminosa

Goianésia – Nesta terça-feira (28/06), a Polícia Civil de Goiás deflagrou a Operação Default. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. A operação tem como objetivo identificar todos os envolvidos e o valor do prejuízo de fraude empregada na arrecadação do Imposto de Transmissão de Imóvel (ITBI) no Município de Itapuranga.

Os envolvidos inseriam dados falsos no sistema com auxílio de um servidor municipal para beneficiar um grupo de contribuintes nas transferências de imóveis.

Os ITBIs eram lançados como “quitados ou excluídos” no sistema de controle contábil/fiscal, sem que os valores fossem recolhidos efetivamente ao Erário Municipal. Para simular um “falso pagamento”, eram apresentados comprovantes de pagamentos bancários falsificados.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapuranga e Goiânia, onde estão localizadas as residências e empresas dos contribuintes e do ex-servidor da prefeitura, visando a apreensão de equipamentos telefônicos, documentos, computadores e outros objetos que identificam e individualizam a participação de cada um dos envolvidos, bem com os valores sonegados pelos contribuintes.

Os investigados responderão por crimes tributário, falsidade documental, inserção de dados falsos no sistema e associação criminosa.