Condutor foi flagrado com 520 minhocuçus transportados ilegalmente

Goianésia – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 520 minhocuçus transportados ilegalmente em um ônibus na tarde de domingo (30/01), na BR-153, em Porangatu, no Norte goiano. O motorista do veículo vai responder por crime ambiental.

Os policiais encontraram aproximadamente 520 minhocuçus dentro de uma caixa. O motorista confirmou que transportava os animais, informou ainda que apanhou os espécimes em Porangatu e estaria levando-os para Paraíso (TO).

Somente nessa semana a PRF em Goiás apreendeu mais de 1300 minhocuçus transportados ilegalmente na região Norte do estado. A espécie, também conhecida como "minhoca gigante", é um animal protegido por Lei ambiental, pois possui importante função ecológica nos ecossistemas naturais e preservação dos solos. O transporte e comercialização desse animal só pode ser feito mediante autorização do órgão ambiental. A PRF acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que adotará os procedimentos cabíveis.

A multa é de R$ 500 por animal, totalizando, portanto, mais de R$ 260 mil.