Quantitativo para segurança pública ganha destaque; veja os detalhes

Ygor Silveira

Goiânia - O Governo de Goiás anunciou a realização de concursos públicos em diversos órgãos estaduais, totalizando 2031 vagas. Para tanto, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 já consta a previsão de acréscimo na folha de pagamento para a contratação desses novos servidores públicos. Essa previsão significa que o estado pode nomear os aprovados ainda em 2022.

(Cargos requerem curso de nível superior para o ingresso na carreira - Foto: reprodução)

A Secretaria de Segurança Público de Goiás (SSPGO) receberá a maioria das vagas, dividida entre a Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PC) e Polícia Técnico Científica (PTC), totalizando 1.565 oportunidades. Importante destacar que todos os cargos requerem curso de nível superior para o ingresso na carreira. O salário inicial é de R$5.767,18.

O último concurso realizado para área de segurança pública em Goiás foi o de Agente de Segurança Prisional, em 2019, que ofertou 500 vagas, cargo que passou a ser denominado de Policial Penal, conforme a Lei Estadual n° 21.157/21 e art. 144, §5ºA da Constituição Federal. A criação da Polícia Penal demonstra o fortalecimento e importância do sistema prisional no combate ao crime, onde seus integrantes passam a ser policiais e gozam de prerrogativas inerente a carreira policial.

Editais

(Secretaria de Administração, Procuradoria-Geral do Estado, Goinfra e a Universidade Estadual de Goiás também vão receber novos servidores. Foto: Divulgação)

Conforme cronograma divulgado pelo governo estadual, o primeiro edital será publicado em maio, visando contratar 720 soldados e 150 oficiais para a Polícia Militar. Em julho, o Corpo de Bombeiros Militar selecionará 140 soldados e 20 oficiais.O terceiro certame, também em julho, será da Polícia Técnico Científica, com 20 vagas para auxiliar de autópsia, 10 vagas de perito e 35 vagas de médico legista.

Por último, em outubro, serão disponibilizadas vagas para a Polícia Civil, sendo 350 agentes, 100 escrivães e 20 papiloscopistas.

Os demais órgãos a receber novos servidores serão: Secretaria de Administração (329 vagas de analista), Procuradoria-Geral do Estado (32 vagas de procurador), Goinfra (10 vagas para engenharia) e a Universidade Estadual de Goiás (94 vagas para docentes de Medicina), esse último com edital aberto em 22.12.21.

 

*Ygor Silveira é Policial Penal, formado em Direito, Gestão em Segurança Pública e Filosofia. Com pós-graduação em Direito Público, também é professor em cursos preparatórios para concursos públicos.