O comparativo anual revela uma redução impressionante na criminalidade

Goianésia- A Polícia Militar de Goiás anunciou a Operação Pecuária 2025, com foco na segurança pública em Goianésia, e divulgou o comparativo anual de criminalidade, evidenciando a redução significativa de diversos crimes na região. Em entrevista exclusiva à RVC FM, o coronel Rodrigo Barbosa detalhou as ações realizadas pela corporação, destacando os resultados positivos alcançados.

O comparativo anual revela uma redução impressionante na criminalidade. Tivemos uma diminuição de 80% nos homicídios, 75% nas tentativas de homicídio, 100% de redução em roubos de veículos com agressão à vítima, 100% de queda nos casos de estupro, 50% de redução no furto de veículos, 38% no furto de residências e 26% no furto de comércios", destacou Barbosa.

A autoridade também detalhou como funciona a organização dos comandos da Polícia Militar em Goiás. "O estado de Goiás está dividido em 21 comandos regionais, e o 15º Comando Regional abrange oito municípios, com batalhões em Goianésia e Jaraguá. A Companhia de Policiamento Especializado (CPE) também atua em todos os municípios da região", explicou o coronel”.

O coronel Rodrigo Barbosa ressaltou a importância desses números para a sensação de segurança da população. "Uma redução de 100% no roubo de veículos demonstra que as pessoas podem circular com tranquilidade, sair com suas famílias para a praça a qualquer hora e desfrutar dos espaços públicos com a certeza de que a segurança está garantida", afirmou.

Para Barbosa, os bons resultados são fruto de uma série de fatores que envolvem desde o apoio governamental até o trabalho integrado com a comunidade. "A receita para o sucesso inclui vários ingredientes: o apoio contínuo do governo, o investimento em novas tecnologias e a formação de profissionais capacitados. Além disso, é fundamental que a população se sinta segura ao ver uma viatura policial. Quando uma criança vê um policial, o sentimento deve ser de confiança e não de medo", destacou o coronel.

Planejamento de Segurança para a ExpoAgro 2025
Com a aproximação da ExpoAgro 2025, a segurança no evento também recebe atenção especial. "Estamos montando nossa estrutura de segurança desde a definição da data, há mais de 40 dias. A operação será intensificada durante os 10 dias de festa, com um aporte financeiro equivalente a 30 dias de policiamento, o que permitirá o aumento do número de profissionais e a intensificação da presença policial", afirmou Rodrigo Barbosa.

Para garantir a segurança do público, o coronel revelou que recursos tecnológicos de ponta serão empregados. "Na Romaria do Divino, estamos utilizando reconhecimento facial para identificar pessoas com pendências legais. Durante a ExpoAgro 2025, o mesmo sistema de monitoramento será implantado em todas as áreas do parque, visando prevenir incidentes e proporcionar uma festa tranquila para todos”.