A Matriz de Nossa Senhora do Rosário foi construída a partir de 1728

Goianésia - A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, vai passar por um processo completo de restauração. A obra começa nesta quinta-feira, dia 12, e deve durar cerca de dois meses.

A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pirenópolis, a Cúria Católica, o Iphan — o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — e empresas do setor privado. Entre os apoiadores está a GAV Resorts, empresa que anunciou recentemente a construção de um novo empreendimento na cidade: o Pyrenéus Residence, com inauguração prevista para julho do ano que vem.

Segundo os responsáveis pela iniciativa, o objetivo é preservar esse importante patrimônio histórico, combater os danos causados pelo tempo e recuperar elementos visuais da igreja, que é símbolo da fé e da identidade cultural de Pirenópolis.

A Matriz de Nossa Senhora do Rosário foi construída a partir de 1728, pela Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento. É uma das igrejas católicas mais tradicionais do Estado de Goiás, e destino frequente de fiéis e turistas que visitam o centro histórico da cidade.

A restauração acontece num momento em que outros patrimônios religiosos também vêm sendo revitalizados em Goiás. Em abril deste ano, o governador Ronaldo Caiado entregou as obras da Catedral de Sant’Ana, na cidade de Goiás, que passou por um processo semelhante.