Mudanças no calendário de vencimento facilitam o pagamento para os motoristas goianos

Goianésia - O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa na próxima quarta-feira, 15 de janeiro, para os motoristas que optarem pela parcela única, com 8% de desconto, ou para aqueles que preferirem o parcelamento, independentemente do final da placa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Economia, as alíquotas do imposto permanecem inalteradas. O gerente de IPVA da Secretaria, Jorge Âreas, comenta as principais mudanças este ano: “A grande novidade é o novo calendário de vencimento, que agora traz datas fixas todo dia 15 de cada mês. Isso facilita o planejamento financeiro do contribuinte e evita confusão com datas variadas.”

Os motoristas podem emitir o boleto de pagamento de forma simples pelo site do Detran-GO, acessando a seção "Consulta de Veículos", pelo Portal Expresso ou por meio do aplicativo DetranGO ON. O novo calendário de vencimentos se estende até outubro, com o pagamento previsto sempre para o dia 15. Caso a data de vencimento caia no fim de semana ou feriado, o pagamento poderá ser realizado no primeiro dia útil seguinte. Jorge ainda destaca a possibilidade de isenção para determinados veículos: “Veículos de pessoas com deficiência (PCD), cerca de 12 mil no estado, e aqueles com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do IPVA. Essas isenções buscam proporcionar um alívio financeiro para esses grupos de motoristas.”

Atualmente, a frota de veículos em Goiás é de 4,8 milhões, mas não são todos os veículos que pagam o IPVA. Veículos de pessoas com deficiência e os mais antigos, com mais de 15 anos de uso, estão isentos, representando aproximadamente 2,5 milhões de veículos no estado.