Bactéria encontrada em amostras de água pode estar associada aos casos registrados

Goianésia - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que mais de dez municípios em Goiás estão enfrentando surtos de diarreia aguda. A doença tem sido associada à presença da bactéria Escherichia coli, identificada em amostras de água coletadas nas áreas afetadas. A SES está investigando a possível contaminação de fontes de água subterrânea, como poços irregulares e lixões.

Os primeiros casos foram registrados em junho de 2024 nas cidades de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. Desde então, a SES identificou 2.363 casos da doença em todos os municípios afetados, com Campos Belos registrando o maior número de ocorrências: 1.130 casos entre junho e agosto.

Além disso, a SES alertou que o período seco entre agosto e setembro pode levar a um aumento no número de casos. Para prevenir a diarreia aguda, a secretaria recomenda práticas como a lavagem frequente das mãos antes de comer e após usar o banheiro, o consumo de alimentos bem cozidos, a ingestão de água tratada e o armazenamento adequado dos alimentos.

Confira a lista dos municípios em surto de diarreia aguda em Goiás:

- Aruanã

- Britânia

- Cachoeira Alta

- Campos Belos

- Cavalcante

- Diorama

- Goiatuba

- Minaçu

- Monte Alegre de Goiás