Delegada Ana Carolina Pedrotti pede para os responsáveis sempre ficarem alerta ao comportamento dos jovens

Goianésia - O avanço tecnológico trouxe consigo um novo e alarmante desafio: o aumento dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente online. Esta realidade inquietante preocupa famílias em todo o mundo, à medida que o uso massivo da internet por meio de celulares, tablets e computadores abre portas para a vulnerabilidade desses jovens. No Brasil, as estatísticas revelam uma situação alarmante, com um aumento significativo no número de denúncias de crimes dessa natureza.

De acordo com dados da Safernet, em 2022, foram registradas 111.929 denúncias de crimes envolvendo fotos e vídeos de violência sexual contra crianças no Brasil, representando um aumento de 9,91% em relação ao ano anterior. Esses números refletem uma situação preocupante que exige uma ação imediata.

A Delegada Ana Carolina Pedrotti, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Goianésia, aponta a necessidade de combate a este tipo de prática delitiva. “Orientamos aos pais ficarem sempre atentos ao comportamento de seus filhos. Se eles estão mais quietos, demonstrando ansiedade, comportamentos que anteriormente não tinham, isso pode ser indício de abuso sexual”, detalhou a delegada.

Ana Carolina Pedrotti alerta para a necessidade de os pais ou responsáveis estarem sempre de olho. “Caso seja notado que essa criança ou adolescente esteja passando por uma situação de abuso sexual ou qualquer outro crime, é fundamental que pais ou responsáveis venham fazer a denúncia. Somente assim podemos combater este tipo de crime”, pontuou.

O combate ao abuso e à exploração sexual online de crianças e adolescentes é uma prioridade urgente. A conscientização, a prevenção e a denúncia são fundamentais para proteger crianças e adolescentes, e garantir um ambiente seguro para o seu desenvolvimento. A campanha Maio Laranja é uma oportunidade para unir esforços e mobilizar a sociedade na luta contra essa grave violação dos direitos das crianças e adolescentes.