Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Os casos de roubos em residência diminuíram 14%, enquanto os roubos de cargas caíram impressionantes 92%.

Goianésia - Os casos de feminicídio, definidos como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero, registraram uma queda significativa de 31% em Goiás durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

Um levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revelou que, nos primeiros três meses do ano passado, foram registrados 13 casos, enquanto este ano foram contabilizados nove.

Durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, enfatizou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. Ele destacou o trabalho integrado das forças de segurança, incluindo o Batalhão Maria da Penha, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa na divulgação do tema.

Além da queda nos casos de feminicídio, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também apresentaram redução durante o mesmo período em Goiás. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%, passando de 274 casos no primeiro trimestre de 2023 para 209 casos este ano.

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Os casos de roubos em residência diminuíram 14%, enquanto os roubos de cargas caíram impressionantes 92%. Destaca-se ainda que não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

O bom desempenho é atribuído em grande parte às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública da SSP-GO, de janeiro a março de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão, verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo, e realizadas 401.562 abordagens a pessoas.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.