Goianésia - A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a utilização no Brasil da Icodec, a primeira insulina de aplicação semanal para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e 2. Produzida pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, a insulina Awiqli tem sido aclamada por sua eficácia, demonstrada em ensaios clínicos, que mostrou controle da glicose comparável à insulina de uso diário, mas com a conveniência de ser administrada uma vez por semana.
De acordo com a fabricante, uma única injeção semanal da insulina Icodec foi suficiente para manter o controle estável dos níveis de glicemia ao longo da semana, sem o aumento significativo de eventos adversos, como hipoglicemia. Essa inovação oferece aos pacientes uma opção menos onerosa em termos de administração diária e pode melhorar a adesão ao tratamento.
O farmacêutico André Cardoso ressalta a importância desse novo medicamento para o tratamento do diabetes, especialmente em crianças. “Essa insulina semanal pode facilitar muito a vida dos pais e das crianças, pois reduz a quantidade de aplicações diárias e contribui para o controle glicêmico de forma eficaz. Em muitos casos, as crianças têm dificuldades com a frequência de aplicações, e essa opção pode ajudar a minimizar esse desafio.”
Embora a medicação tenha sido aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos e em países como Japão, Canadá e Austrália, não há previsão de que o Awiqli esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) tão cedo. Segundo o farmacêutico, esse fator pode tornar o medicamento inacessível para muitas pessoas devido ao seu alto custo. "Como o medicamento é inovador, sua inclusão no SUS pode demorar, e quem precisar comprá-lo de forma particular pode enfrentar um alto custo, o que sobrecarrega o orçamento", comenta Cardoso.
O diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo, afetando aproximadamente 828 milhões de pessoas globalmente. O Brasil, com 22 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 e 2, concentra a sexta maior população de diabéticos do mundo.