Os profissionais com especializações terão maiores oportunidades no setor

Goianésia- A presença de uma faculdade de medicina em Goianésia e o aumento pela preferência de cursos na área da saúde têm gerado um crescimento no interesse dos jovens pela profissão. No entanto, especialistas alertam que o mercado pode enfrentar um cenário de saturação nos próximos anos em todo o país, à medida que o número de profissionais formados aumenta consideravelmente.

Karine Dantas, professora de cursos técnicos, ressalta que, no futuro, os profissionais com especializações terão maiores oportunidades no setor. “Médicos que se limitam a um único campo de atuação não conseguem alcançar posições de maior relevância no mercado de trabalho”, explica a professora.

Com a ampliação do ensino superior na área da saúde, os futuros médicos podem encontrar dificuldades em se estabelecer no mercado profissional. A intensa competição obriga os recém-formados a buscarem especializações ou oportunidades em cidades menores. De acordo com uma pesquisa do Instituto Medicine, o Brasil conta atualmente com 575.930 médicos ativos, posicionando o país entre os maiores em números absolutos de médicos no mundo. Esse cenário resulta em uma proporção de 2,81 médicos por mil habitantes.

Maria Luiza, acadêmica de Biomedicina, observa que, embora a concorrência seja alta, o setor da saúde ainda oferece inúmeras possibilidades de crescimento profissional. “O mercado é vasto e pode se expandir ainda mais com o avanço da ciência e da tecnologia, especialmente com o envelhecimento da população. Existe uma demanda constante por profissionais”, afirma Maria Luiza.