Em janeiro, foram realizados 109 resgates

Goianésia- O trânsito em Goianésia tem se tornado uma preocupação crescente, com o elevado número de acidentes registrados diariamente. O Corpo de Bombeiros realiza, em média, de quatro a cinco resgates por dia, tanto na área urbana quanto nas rodovias que cercam a cidade. O estudante Luan Alves ressalta que a solução passa, fundamentalmente, por uma mudança comportamental, onde a empatia e o respeito entre pedestres e motoristas são cruciais. "Há uma falta de responsabilidade por parte de alguns pedestres, motoristas, ciclistas e até motociclistas, o que não se deve à sinalização, mas sim à falta de conscientização", afirmou.

Em janeiro, foram realizados 109 resgates em decorrência de acidentes. Somente nesta semana, o Corpo de Bombeiros registrou dez ocorrências do tipo. O engenheiro de tráfego Anderson Siqueira aponta que o município tem um papel fundamental na redução desses números. "A funcionalidade do poder municipal é essencial, pois não há outra instância capaz de atuar de forma eficaz nesse cenário", afirmou Anderson.

Segundo dados atualizados, o Brasil contabilizou mais de um milhão de acidentes de trânsito em 2024, resultando em mais de 33,8 mil mortes, o que representa uma média de 92 óbitos diários. Nesse contexto, a Superintendência Municipal (SMT), em parceria com a Prefeitura de Goianésia, tem voltado suas ações para a conscientização durante o retorno às aulas, com um projeto de orientação nas proximidades das escolas.

O superintendente da SMT, Lucas Santiago, destaca as iniciativas voltadas à conscientização e à segurança no trânsito. "Os agentes da SMT estão presentes nas entradas e saídas das escolas municipais, com o objetivo de garantir a segurança dos pais, alunos e professores, além de orientar os motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito", concluiu Lucas.